Candidato de Evo Morales, com 52,4%, é eleito no primeiro turno presidente da Bolívia

O ex-ministro da Economia Luis Arce Catacora, conhecido como Lucho Arce, foi vencedor das eleições gerais no primeiro turno com 52,4% dos votos válidos.

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, reconheceu nesta segunda-feira (19) que o candidato de esquerda, Luis Arce, venceu as eleições presidenciais em primeiro turno.

O candidato do MAS (Movimento ao Socialismo), partido de Evo Morales, triunfou em cinco dos nove departamentos (estados) do país enquanto Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã (CC), obteve maior apoio em três regiões e Luis Fernando Camacho, do Acreditamos, em um.

Os dados da contagem rápida da empresa Ciesmori, divulgados minutos depois da meia-noite, detalham que o ex-ministro da Economia de Evo Morales venceu em La Paz, Cochabamba, Potosí, Oruro e Pando.

O ex-presidente e historiador conquistou a vitória em Chuquisaca, Beni e Tarija enquanto o ex-líder cívico se fortaleceu em Santa Cruz. No entanto, os dados são tendências na votação e não fazem parte da contagem oficial.