O avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil levaram a mudanças estruturais no calendário das eleições municipais de 2020. O primeiro turno passou de 04 de Outubro para 15 de Novembro. Nas cidades que tiver segundo turno, o pleito foi adiado para o dia 29 de Novembro.
O impacto e a nova onda de casos do Covid-19 vai além das datas. As medidas necessárias para diminuir o contágio, como a proibição de aglomeração, foram esquecidos pelos políticos. No município de Guajará, no interior do Amazonas, já foram confirmados 07 novos casos apenas essa semana.
De acordo com os números divulgados pelo boletim diário, o município chegou a ficar 9 dias consecutivos sem casos confirmados, mas após o início do período eleitoral os casos voltaram a aumentar.
Especialistas alertavam para o aumento e uma nova onda de casos do Covid-19 já estava previsto devido aos comícios, atos públicos e a campanha corpo a corpo, nas quais abunda o tipo de contato físico que até poucos dias atrás deveria ser evitado, como aperto de mão, abraços e distanciamento.
Esse cenário já foi visto nas convenções partidárias, onde lotaram quadras, desrespeitando o distanciamento. A situação atual já é motivo de grande preocupação, não somente no Guajará, mas em toda a região do Juruá, que aumenta significativamente os números de casos confirmados de Covid-19.