Servidores que irão atuar na OCA de Cruzeiro do Sul recebem treinamento

Os agentes que irão atuar na Central de Serviço Público de Cruzeiro do Sul já iniciaram o processo de qualificação. A unidade faz parte da Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), que é administrada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O curso foi iniciado no dia 14 e será encerrado no próximo dia 22. Estão sendo ministradas oficinas e palestras sobre política de atendimento ao cidadão, postura e atitudes no diálogo entre agentes públicos e cidadãos e também sobre as novas rotinas em tempos de pandemia. Além disso, os novos atendentes estão recebendo orientações sobre o Guia do Usuário dos Serviços Públicos, entre outros temas.

A qualificação está sendo ministrada em Cruzeiro do Sul pelos servidores da central local. “O objetivo do treinamento é repassar diretrizes importantes para o funcionamento da central de Cruzeiro do Sul, criando a unicidade dos atendimentos, fluxos e serviços que são oferecidos nas centrais”, pontou o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.

A central realizará serviços como a emissão de carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e efetuará pagamentos bancários e serviço de atendimento ao consumidor, entre outras atividades. A expectativa é de que sejam gerados aproximadamente 40 empregos diretos.

A Central de Serviço Público de Cruzeiro do Sul vai funcionar na antiga sede do Fórum Caio Valadares, na região central da cidade. O prédio está posicionado próximo ao terminal de ônibus e rodoviária, pontos de táxis e mototáxis, praças e comércio, além de ser uma área de transbordo da população rural que visita semanalmente a cidade para realizar suas atividades, podendo ser atendidas no local.

O espaço escolhido está em fase final de reforma e ampliação. Está sendo investido mais de R$ 1,1 milhão para oferecer à população da região um conjunto de serviços públicos, assim como já é realizado em Rio Branco e Xapuri.

“As centrais do Acre são reconhecidamente modelos no atendimento ao cidadão, com um sistema moderno e um fluxo que otimiza tempo de espera e integração entre os diversos serviços oferecidos. Cruzeiro do Sul em breve irá inaugurar a central que atenderá todo Juruá, e nosso compromisso, como Seplag, é oferecer a mesma qualidade na prestação do serviço realizado nas centrais de Rio Branco e Xapuri”, destacou Francisca Brito, diretora da OCA.