Mais de 400 moradores da zona rural de Porto Walter (AC) foram imunizados durante a Operação Gota

Mais de 400 pessoas de comunidades rurais de Porto Walter, no interior do Acre, foram imunizadas durante a Operação Gota, que começou na quarta-feira (16) e terminou nesta quinta (17). O Programa Estadual de Imunização (PIN) informou que a ação é realizada em nove cidades do Acre.

O G1 tentou contato com a gerente do PIN, Renata Quiles, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

A coordenadora de Imunização de Porto Walter, Dora Souza, explicou que ao todo foram atendidas mais de 600 pessoas, mas que nem todas tinham a necessidade de tomar alguma vacina.

Entre os atendidos pela ação estão: crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Demos todas as vacinas do calendário para adultos, adolescentes e crianças. Não fechamos o relatório, mas atendemos mais de 600 pessoas e fizemos mais de 400 vacinas. Ontem [quarta, 16] fizemos cinco comunidades e hoje uma comunidade, a Mororó, que é uma das maiores que tem”, disse.

A coordenadora acrescentou que as equipes aproveitam o período de estiagem para entrar em algumas comunidades com acesso muito difícil. “Têm quatro igarapés que a gente não consegue entrar. Tem criança lá que estava sem tomar vacina há muito tempo. O foco são as comunidades mais distantes”, complementou.

Ainda segundo Dora, uma das principais vacinas distribuídas foi a do sarampo, que foi prorrogada até 31 de outubro. “A campanha foi estendida e levamos bastante vacina de sarampo. Do calendário das crianças levamos todas também; para os adolescentes teve para HPV e outras”, concluiu.

Fonte:G1Acre.