Duas ações ambientais foram realizadas nesta semana na comunidade do rio Gama. As ações acontecem através da secretaria municipal de meio ambiente do Guajará-AM.
Segundo o secretário de meio ambiente Antônio Cristiuma, a primeira ação foi um trabalho educativo junto aos moradores a respeito das queimadas. Através de panfletagem nas residências e conversas com os moradores, a prefeitura, por meio da secretaria, alertou aos moradores sobre a necessidade de se evitar as queimadas de fundo de quintal, especialmente nesse período de estiagem, que com a pandemia, pode agravar problemas respiratórios.
A fim de garantir a adesão dos moradores à campanha, a prefeitura se comprometeu em realizar a partir de agora, a coleta semanal de lixo. Até então essa coleta era apenas mensal.
Também foram passadas orientações quanto ao acondicionamento adequado do lixo, para evitar que se espalhe e venha a poluir o igarapé.
A outra ação foi a distribuição de nove caixas de lixo, sendo três delas colocadas na área do balneário, que recebe muitos visitantes aos fins de semana, e o restante na área da comunidade.
As ações visam proporcionar maior limpeza para a comunidade, bem como preservar um dos maiores atrativos turísticos do município.