26.8 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Psicóloga cruzeirense orienta pais a identificarem problemas psicológicos em crianças

Por

- Publicidade -

Com a quebra de rotina e o isolamento social, muitas crianças têm apresentado problemas psicológicos. Em entrevista ao Juruá em Tempo, a psicóloga Cintia Maiola Sampaio deu dicas de como os pais podem identificar essas situações e ajudar os filhos.

De antemão, vale salientar que os pais devem observar o comportamento dos filhos desde bebê. Entre as dicas que Cintia compartilha, estão: “observe se seu filho consegue prestar atenção ao que lhe é dito. Se consegue controlar suas emoções diante frustrações ou quando é contrariado”, salienta.

Outra dica importante, é observar se a criança consegue interagir com outras crianças e de como se dá a linguagem (comunicação) do filho, se consegue conversar com sequência e prestar atenção nas tarefas escolares, por exemplo.

Também é necessário observar como anda a autoestima da criança ou se apresenta sinais de ansiedade, irritabilidade, mal humor, instabilidade emocional, agitação motora, lembrando que crianças são tímidas e podem ter dificuldades para expor seus sentimentos.

“É na infância que eles começam a desenvolver alguns transtornos mentais, como autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade, transtorno opositivo desafiador, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtornos alimentares entre outros. Crianças sentem, também sofrem, sofrem traumas, têm medos, tem dificuldades para entender muitas coisas acontecendo na família. Crianças se sentem culpadas por tantas coisas. Por isso, é importante fazer uma avaliação psicológica com as crianças, juntamente com os pais ou alguém responsável. Pois, crianças que são tratadas precocemente, terão enormes benefícios em sua saúde mental”, ressalta a psicóloga.

- Publicidade -
Copiar