Presidente do Imac garante liberação de licença em prazo máximo de 15 dias para produtores de Cruzeiro do Sul

Em entrevista na manhã desta quinta-feira (09), em uma rádio local, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), anunciou que a partir de agora, as licenças ambientais serão expedidas diretamente na sede do órgão em Cruzeiro do Sul. A medida deve agilizar a liberação de documentos aos produtores.

Segundo André Hassem, com o novo sistema, quem precisar de uma licença ambiental receberá em um prazo máximo de 15 dias depois que apresentar toda documentação exigida.

“Cruzeiro do Sul hoje tem 12 técnicos, uma equipe preparada e agora nós vamos poder fazer tudo aqui mesmo. Com isso, no máximo em 15 dias vamos está entregando a dispensa de outorga, a outorga da água, de todo sistema florestal ou de qualquer atividade para quem apresentar o checklist dos documentos necessários”, garante Hassem.

Com o sistema anterior, para a liberação de uma licença pelo Imac era necessário o envio de toda documentação para a sede em Rio Branco o que gerava uma demora para o desfecho do processo. De acordo com o presidente, as vezes os produtores esperavam meses, em alguns casos até anos para receber a autorização.

Para dá celeridade aos processos, foi instalado em Cruzeiro do Sul o Sistema Florestal (Sinaflor). O município também contará com a presença de um geólogo da Federação das indústrias do Acre (Fieac), para apoiar os produtores e empresários.