Com o modelo de ‘Plantio Consorciado’, a Prefeitura de Rodrigues Alves está fortalecendo a produção agrícola do município. A ideia é diversificar os tipos de plantio e proporcionar um aumento no lucro do produtor.
O prefeito Sebastião Correia foi conferir de perto como os produtores estão utilizando os novos métodos de plantio, como de macaxeira, dentre outros. Incentivar a produção agrícola é uma das bandeiras de Sebastião Correia.
O método de plantio consorciado consiste na plantação de diversos tipos de culturas na mesma área, aumentando assim a renda do produtores. Além da cultura da mandioca, outras culturas estão ganhando espaço na região, como café, feijão, pimenta de cheiro, maracujá, batata, melancia, abacaxi, limão e graviola.
“Nosso produtor rural plantava antes só macaxeira, era nosso cultivo, e hoje nós queremos diversificar, para que o produtor tenha todo mês sua renda para colocar a comida na sua mesa. A gestão do Prefeito Sebastião tem nos incentivado para chegarmos até o produtor e incentivá-los”, disse o secretário de Agricultura, Jairo Araujo.
Um exemplo de aumento de renda é o produtor João Paulo, que implantou o método consorciado na sua área. Seu lucro aumentou de R$ 3 mil para R$ 50 mil, plantando macaxeira e abacaxi na mesma área.
Além desses investimentos, a prefeitura realizou um projeto piloto de criação de frango. Ao todo, foram doados 100 animais para um produtor realizar o experimento, que deu certo.