O preço do leite e seus derivados, como manteiga, queijo, iogurte, dentre outros, teve um aumento de 9,8% a 14,3% no mês de junho no Brasil. A elevação no preço do produto já chega nas prateleiras dos supermercados de Cruzeiro do Sul. A alta foi ocasionada por uma menor produção do produto no mês de maio, gerando uma competição acirrada entre os laticínios brasileiros. Em um ano, o preço do produto local elevou de R$8,99 para R$9,89.
“Não é somente o leite, mas todos os derivados. Não são os supermercados de Cruzeiro do Sul que elevaram os preços, mas os fornecedores aumentaram o preço devido a falta do produto e ainda estão demorando na entrega”, destacou o presidente da Associação Comercial Luiz Cunha.
De acordo com um relatório realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, a queda na oferta e a alta nos preços já era esperada para esta época do ano – entre março e agosto -, uma vez que a disponibilidade de pastagens é mais baixa em decorrência da diminuição das chuvas.
*Com reportagens de Beatriz Santos.