A pandemia da Covid-19 tem causado grandes impactos na rotina de estudo de alunos em todo mundo. Com as aulas suspensas, os estudantes e escolas de Ensino Médio de Cruzeiro do Sul contam como está sendo realizada a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para os alunos que nesta época precisam recorrem neste às aulas online, através de plataformas disponibilizadas pelas escolas e pela Secretaria Estadual de Educação, a queda constante de internet na cidade tem sido uma das principais problemáticas encontradas pelos estudantes.
Uma das alternativas disponibilizadas para os alunos que não tem acesso à internet são às aulas à distância pela TV e rádio, além de material didático, impresso e entregue pelas instituições de ensino. Escolas como Colégio Militar Dom Pedro II e Dom Henrique inovaram ainda mais, e estão realizando também aulas ao vivo para estudantes que vão prestar o exame. Através da plataforma Google Meet, os alunos interagem com os professores, colegas de classe e tem a oportunidade de tirar as duvidas no momento da explicação dos conteúdos.
A equipe de reportagem do site Juruá em Tempo conversou com diretores e estudantes de quatro escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul para conhecer de perto os métodos utilizados por cada uma delas neste período, para proporcionar o melhor processo de ensino aprendizagem e preparação para o Enem.
Colégio Militar Dom Pedro II
O Colégio Militar Dom Pedro II como outras instituições de ensino de todo país busca preparar os estudantes para Enem com as ferramentas que têm à disposição. De acordo com a coordenadora de ensino do colégio, Olindina Rocha Valente, desde o início da pandemia e da suspensão das aulas presenciais, a escola tem se preocupado em continuar oferecendo as ações educacionais. No início as atividades eram postadas no portal da escola, que já existia mesmo antes da pandemia, e pelos grupos de whatsapp.
Quando a carga horária de 20% das aulas foi atingida, a direção conversou com os professores e através de um trabalho voluntário estão realizando diariamente aulas à distância ao vivo, para estudantes que vão prestar o Enem, afim de melhor prepará-los para a prova. O colégio militar está utilizando a plataforma Google Meet para realizar os encontros EAD.
“Eles trabalham todas as tardes, no horário normal das aulas, começando as 13h15, com duração de uma hora à duas horas e meia cada disciplina, já as de português e matemática tem duração maior de duas horas. O material é disponibilizado também nos grupos, para os que não tem acesso a internet possam imprimir e estudar esse material”, relatou a coordenadora.
O distanciamento da rotina de costume reflete na nova dinâmica da estudante, principalmente na confiança sobre os estudos. Estar separado dos amigos e colegas de turma também é um agravante. A falta desse ambiente adequado é um dos principais causadores de dispersão. A estudante do Colégio Militar Bruna Luiza explicou que com as aulas ao vivo proporcionam a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e realizar exercícios.
“Minha maior dificuldade para estudar em casa é a concentração. Na escola eu estava em um ambiente propício, tínhamos a ajuda dos professores e de outros colegas quando não entendíamos algum conteúdo. Temos a necessidade de terminar o ano com boas notas e bom desempenho. Agradeço o empenho da direção, coordenação e professores por repassarem da melhor forma possível os ensinamentos”, destacou.
Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth
Na Escola Dom Henrique Ruth também será utilizada a plataforma do Google Meet para realizar as aulas Online para os alunos que farão o Enem. Na instituição de ensino os estudantes também já atingiram os 20% de conteúdos à distância determinado pela Secretaria de Educação. A Escola criou um site para disponibilizar todo material didático, e para os que não possuem internet recebiam impresso. Segundo ele o diretor da instituição, Jair Souza, durante as aulas serão realizadas rodas de conversa, debates, palestras, competições de conhecimentos, tudo ao vivo e à distância.
“Este está sendo um ano muito diferenciado. As instituições de ensino tiveram que se reinventar para poder continuar atendendo bem nossa comunidade escolar. Sabemos que estamos em um momento diferenciado, mas a vida não parou, e nós como escola estamos buscando oferecer o que temos de melhor, que é nossa expertise na área da educação, para que nossos alunos tenham um diferencial”, explicou.
O diretor ressaltou que em 2019 a escola obteve a aprovação de 60 alunos no Enem, em Universidade Púbicas Federais, além dos que ingressaram no ensino superior privado “Pretendemos manter nosso padrão de qualidade”, pontuou.
A aluna Adriele de Souza Rogério contou que a escola vem sempre inovando para propiciar o conteúdo da melhor forma para os estudantes.
“Agora eles estão disponibilizando uma gincana virtual entre os alunos, apara promover o conhecimento e a interação entre os alunos. Para nós do 3º ano, é uma situação muito complexa. Estamos fazendo o possível, mas a maior dificuldade é que o ensino a distância ainda deixa muitas dúvidas, não é igual o presencial, pois não tem a presença do professor, com as aulas online vai melhorar”, disse.
Escola de Ensino Médio Flodoardo Cabral
Para os alunos do 3° terem um apoio para o Enem, Foi elaborado pelas professores um material de apoio, com os conteúdos essenciais que caem com frequência na prova, para que eles estudem com mais foco. Além disso foi aplicado recentemente o 1°Simulado Pré-Enem da Secretaria Estadual de Educação (SEE). “Esse simulado foi estadual, e tem como base os referenciais da educação. Ainda estão previstos mais 2 simulados para esse ano”, explicou a diretora Lucilene dos Santos.
A Diretora enfatizou a importância da ajuda dos pais neste momento, com apoio aos filhos. Os alunos que não possuem internet recebem material impresso pela escola nas sextas-feiras.
“Embora saibamos que é muito difícil ter uma rotina de estudo em casa, estamos fazendo o que é possível. Temos pedido a ajuda dos pais, e montamos grupos online para os estudantes tirarem dúvidas com os professores”
Escola Integral de Ensino Médio Craveiro Costa
Na Escola de Ensino Integral Médio Craveiro Costa, o diretor Flávio Rosas explicou que a instituição está aguardando os protocolos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação para que possam colocar em prática. O vínculo entre escola/aluno e família continua sendo mantido através das redes sociais e a permanência das atividades pedagógicas, de lazer e os jogos virtuais.
“Nos estamos aguardando os protocolos que serão disponibilizados pela SEE para que possamos coloca-los em prática. Continuamos mantendo o vínculo escola/aluno/família através das redes sociais, com atividades pedagógicas e de lazer como os jogos virtuais e etc”, disse.
A aluna Ana Clara Dene Sarah enfatizou as dificuldades do ensino a distância em todo mundo. Segundo ela em muitas ocasiões até mesmo o sistema emocional é abalado, o que dificulta a concentração e absorção do conhecimento.
“Nós estávamos focados e veio a acontecer isso, não é fácil estudar assim, com o psicológico abalado, pois não está sendo fácil a ninguém. Mesmo assim, eu como aluna estou procurando os meus recursos próprios para estudo, sites de conteúdo, vídeo aulas e tudo mais obtendo foco no Enem, já que estudar os conteúdos previstos para o ano de 2020 sem auxílio de um professor presencial certamente faz falta”, destacou a aluna.
*Com reportagens de Beatriz Santos.