O preço da carne bovina em Cruzeiro do Sul (AC) apresentou um novo reajuste no último sábado (25). Os consumidores que procuraram os açougues nesta segunda-feira (27) já encontraram os valores mais elevados. De acordo com informações repassadas pela Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, os aumentos foram ocasionados pela alta procura e oferta pelo boi na região, por compradores de outros estados. Na semana passada os açougues locais estavam comprando a carne dos frigoríficos por R$13,50, aumentando nesta semana para R$14,30.
Os produtores estão exportando o animal, ainda vivo, para Rio Branco, Rondônia e Mato Grosso, a preços mais elevados do que no mercado local. Outro fator que ocasionou o aumento, segundo os produtores e pecuaristas, foi o aumento no valor dos insumos.
“Tem várias situações relacionadas a esse preço da carne. Segundo os pecuaristas e produtores a primeira justificativa é que havia uma defasagem no preço da carne, eles estavam com dificuldade devido o aumento no preço dos insumos. A segunda situação é a alta procura por carne, a questão da exportação, onde o produtor está tendo uma possibilidade de ganhar um pouco mais, com um preço melhor”, explicou o presidente da Associação Comercial Luiz Cunha.
O presidente da Associação Comercial relatou ainda que muitos comprados estão levando o boi para fora do estado sem estarem no período de abate, ainda bezerros, o que pode ocasionar uma falta de carne no mercado local próximo ano.
“É uma situação preocupante, pois se estão levando os bezerros daqui, teremos problemas para o futuro. Os bezerros que estão levando hoje seriam os bois para o consumo no ano que vem, e haverá com certeza uma escassez no produto”, disse o presidente da associação.
*Com reportagens de Beatriz Santos.