A prefeitura de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, prorrogou as medidas adotadas como prevenção e combate ao avanço do novo coronavírus até o dia 17 de julho. O decreto com a nova data foi publicado na edição dessa sexta-feira (4) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Assim como as demais cidades acreanas, desde o início da pandemia, Marechal Thaumaturgo tem adotado uma série de medidas para tentar conter o avanço da doença. Com acesso apenas por barcos ou avião, a cidade é uma das três isoladas do Acre.
Com o novo decreto, o prefeito Isaac Piyãko manteve o toque de recolher a partir das 20 horas, delivery em todos os comércios considerados não essenciais e multa para quem estiver circulando nas ruas com sintomas de Covid-19 ou sem o uso de máscara.
Conforme a publicação, a prefeitura deve reavaliar periodicamente até o dia 17 de julho as medidas prorrogadas e pode ocorrer alterações a qualquer momento.
No caso das embarcações, só é permitida viagem para atender demandas do poder público, do transporte de pacientes e de valores. A autorização do transporte de pessoas para atender serviços essenciais na cidade deve ocorrer mediante comprovação pelos setores de saúde.
O documento determina também o uso de máscaras para quem precisar sair de casa, proibição de viagens para a zona rural e entrada de pessoas dessas regiões na parte urbana e aglomerações em praças e prédios.
Em caso de descumprimento, a polícia vai autuar essas pessoas para controlar a circulação nas ruas. As multas variam de R$ 2 mil, com infrações leves, e até R$ 1,5 milhão em casos mais graves.
Estão suspensas as aulas, cursos presenciais, conferências e atividades gerais de atendimento ao público que gerem aglomeração de pessoas. Além disso, estão suspensas para a emissão de alvarás de autorização e funcionamento de atividades festivas e eventos na cidade.
Números da Covid-19
Com pouco mais de 18,8 mil habitantes, Marechal Thaumaturgo registra 167 casos confirmados de Covid-19, segundo dados do boletim divulgado nessa sexta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Outros 263 casos foram descartados.
No ranking da incidência da Covid-19 no Acre, a cidade aparece em 16º lugar com taxa de 88,5 casos para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Assis Brasil e Cruzeiro do Sul apresentam as maiores incidências do estado com 264,3 e 239,5 para cada 10 mil habitantes, respectivamente.
Do total de 387 óbitos pela doença no estado, um foi registrado em Marechal Thaumaturgo. A maioria das mortes é de moradores da capital Rio Branco, onde foram contabilizados 271 óbitos.
Fonte: G1 Acre.