Todas as cidades do Acre foram reclassificadas para a fase laranja de alerta, ou seja, quando as cidades começam a flexibilizar as medidas de isolamento. Porém, segundo o infectologista Alan Areal, a população deve manter as medidas de prevenção contra a Covid-19.
Areal afirma que os cuidados de higiene, distanciamento e o uso de máscaras devem seguir normalmente. “É importante entendermos a necessidade dessa flexibilização por parte da economia, mas que isso não leve, na contramão, a um relaxamento e um certo descuido por parte da população de que a situação da pandemia está totalmente sob controle. Nós sabemos que esse não é o momento ainda de comemorarmos”.
Outro alerta feito pelo especialista é com relação aos estabelecimentos respeitarem os protocolos de segurança ao retomar as atividades. Assim, o número de casos da doença não aumentará.
A exemplo deste alerta, está a cidade de Cruzeiro do Sul. Em 24h, de domingo (19) a segunda (20), foram confirmados 43 novos casos de Covid-19, totalizando 2.465. O município foi o primeiro a mudar de fase de alerta, no último dia 6. Desde então, os casos da doença têm aumentado diariamente. O número de pessoas internadas com Covid-19 também aumentou.