Tião Fonseca proíbe fotografias dentro do Depasa e ameaça punição a servidores

O presidente do Departamento de Águas e Saneamento (Depasa), engenheiro Tião Fonseca, tomou mais uma decisão polêmica à frente da autarquia: decidiu proibir fotografias nas dependências do órgão, e ameaçou punir os servidores que agirem em contrário à medida.

A portaria com a nova regra interna do Depasa já foi publicada no Diário Oficial, e está em vigor desde o final de maio, quando foi assinada pelo engenheiro. Fonseca tem se envolvido em polêmicas desde que assumiu o cargo de chefe da autarquia, em março desse ano, em plena pandemia da Covid-19.

Indicado pelo senador Márcio Bittar para o posto, Fonseca redigiu a seguinte determinação aos servidores: “todas as notas explicativas serão emitidas dentro de um contexto técnico através de nota oficial, por um profissional devidamente qualificado e autorizado, para posterior apreciação da população”, diz a portaria.

Ainda no documento, o presidente do Depasa esclarece que a medida, se desobedecida, poderá ter consequência para os servidores rebeldes. “Dessa forma, qualquer funcionário que disseminar informações falsas, sem respaldo técnico, ou sem autorização, será submetido às penalidades”, conforme prevê a Lei do Servidor.

Por João Renato Jácome, do Notícias da Hora.