Secretária municipal de saúde esclarece sobre falta de remédios e testes rápidos para Covid-19 em Cruzeiro do Sul

A secretária Municipal de Saúde, Juliana Pereira, confirmou que os testes rápidos de Covid-19 acabaram. Ao todo, o município recebeu 4.360 testes, sendo que apenas 1.800 foram encaminhados pelo Governo Federal.

O Município adquiriu por conta própria 2.500 testes, mas também já se esgotaram. “Estamos enfrentando dificuldades como todos os municípios e estados. Nós temos profissionais doentes, estamos com dificuldades de suprir esses profissionais. Infelizmente, nossos testes rápidos acabaram. Contávamos do Governo Federal e do Governo do Estado em mandar mais testes para o município”.

A secretária explica que todas as unidades sentinelas estão funcionando, porém, sem testes rápidos. A Prefeitura está elaborando mais uma compra por conta própria, mas ainda não há previsão de chegada.

Outra situação é a falta de remédios como Tamiflu e Cloroquina, usados no tratamento e Covid-19. Ambos os remédios são enviados pelo Governo Federal.

“Muitas pessoas querem fazer o teste, e é importante. Mas não adianta você testar e continuar circulando. Temos o caso de que apenas uma pessoa fez o teste sete vezes. Temos empresas encaminhando os funcionários para realizarem o teste. E precisamos da compreensão de toda a população”.