Em meio à pandemia de coronavírus, as ações de conscientização também tiveram que ser repensadas. Assim fez a prefeitura de Rodrigues Alves, que aproveitou a Semana do Meio Ambiente para intensificar a campanha de conscientização contra queimadas urbanas e rurais.
A ideia é divulgar nos mais diferentes meios de comunicação as formas de evitar queimadas, sobretudo porque a fumaça pode agravar o quadro respiratório de u paciente com Covid-19.
Em Rodrigues Alves, 80% da população vive na zona rural. São 14 assentamentos. Os números contribuem para que o verão amazônico seja de muita queimada no município, já que a maioria dos produtores ainda veem o fogo como uma forma de manejar a roça.
“Esse ano nós temos a questão ambiental não só por preservar a biodiversidade, mas também de poupar vidas e nosso sistema de saúde. Quero pedir a colaboração da nossa população”, disse a secretária Municipal de Meio Ambiente, Joice.
A secretária fez um apelo a população e reforçou os canais de denúncias, como o Corpo de Bombeiros. Ela também disponibilizou o próprio número como um canal de denúncia: 9 9948-0294.