Desde o dia 17 de março as aulas das escolas do estado do Acre estão suspensas por medida de saúde devido à pandemia da Covid-19. Desde então, a rotina de, aproximadamente, 150 mil alunos foi alterada em todo o estado. Algumas escolas adotaram a metodologia de ensino remoto com o propósito de possibilitar a continuidade dos conteúdos escolares.
Apesar disso, é consenso para professores, alunos e pais as dificuldades que envolvem o aprendizado por meio do ensino remoto; especialmente, por não possibilitar o aprofundamento dos conteúdos, dada a ausência de feedbak entre professor X aluno e vice-versa.
Como se não bastasse, os alunos concluintes do Ensino Médio ainda têm o desafio de se prepararem para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM avalia o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino médio, e serve como critério de seleção para o ingresso no ensino superior em muitas instituições, tais como Ufac e Ifac. Além disso, o resultado do ENEM também é utilizado para a seleção dos estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Pensando nessas dificuldades enfrentadas pelos alunos concluintes do ensino médio, a Prof.ª Dr.ª Simone Cordeiro, do Centro de Educação e Letras, da Universidade Federal do Acre – Câmpus de Cruzeiro do Sul (Floresta), elaborou o projeto de extensão “De casa NO ENEM”. O projeto será desenvolvido em forma de curso on-line, com aulas de redação para os alunos inscritos no ENEM 2020.
“Com satisfação divulgo esse projeto de extensão, cuja proposta objetiva atender os alunos inscritos no ENEM 2020. Com a pandemia da Covid-19 as aulas foram suspensas por medida de saúde. Contudo, até o momento, não há perspectiva de cancelamento da aplicação das provas do ENEM. Os alunos concluintes, certamente, serão os mais prejudicados. Por isso, é importante desenvolvermos estratégias, enquanto sociedade e instituição pública, para amenizarmos os impactos desse cenário”, declarou Simone Cordeiro.
O curso iniciará no dia 15 de junho e tem a carga horária de 45h. Ele será desenvolvido por meio de uma plataforma virtual que possibilita a interação entre os participantes. Os inscritos conhecerão e desenvolverão atividades referentes às 5 competências exigidas na prova de redação do ENEM.
“Faremos um trabalho de escrita, análise e reescrita de textos para que os participantes possam refletir sobre a sua própria escrita a partir das 5 competências da redação do ENEM”.
“Nessa 1ª fase o projeto será ofertado aos alunos concluintes das escolas Dom Henrique Rüth, de Cruzeiro do Sul e Francisco Braga de Souza, de Rodrigues Alves. Outras escolas também poderão ser contempladas, a depender do interesse da equipe gestora pelo projeto para que possamos planejar um calendário”, destacou a professora.