A Operação Verde Brasil 2 já aplicou R$ 3,6 milhões em multas por crimes ambientais, como desmatamento e corte ilegal de madeira. O tráfico de drogas também foi alvo da operação.
Entre o material apreendido há 23 m³ de madeira, 120 kg de carne silvestre, 65 animais silvestres mortos, 12,250 kg de pasta base de cocaína, além de armas de fogo e munições.
Além de dois helicópteros, são empregados na Operação 20 viaturas e 7 embarcações. As ações terão continuidade até o dia 10 de julho incluindo outras cidades. Na primeira etapa os municípios alcançados foram Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e municípios amazonenses como Guajará, Ipixuna e Envira.
A operação é desencadeada pelo 61º BIS, 4º Batalhão de Aviação do Exército, agentes da Polícia Federal PF, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — IBAMA, Ministério Público do Acre, MPAC, Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto de Meio ambiente do Acre (IMAC) e Universidade Federal do Acre – UFAC.