Ícone do site O Juruá Em Tempo

Idosa ganha festa junina à distância e carreata para comemorar 91 anos no AC

A pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a reinventarem as demonstrações de amor e afeto. Por isso, a família de Josefa Domingos de Melo, que completou 91 anos no sábado (13), precisou organizar o aniversário dela de forma diferente esse ano, mas sem deixar a data passar em branco.

Nordestina apaixonada por arraial, Josefa ganhou uma festa de aniversário organizada na rua onde mora, no bairro João Eduardo II, na Baixada da Sobral, em Rio Branco. Com balões, muito forró, alegria, mas sem contato com nenhum dos convidados, ela comemorou a nova idade.

Por ser do grupo de risco, a idosa ficou sentada em uma cadeira embaixo de uma tenda no portão de casa. Ela ainda usou um escudo facial.

No outro lado da rua, os parentes se reuniram com balões e flores, máscaras no rosto e álcool em gel nas mãos. Foi dessa forma que Josefa recebeu todo carinho da família: de longe.

“Para manter a distância, seguimos todo protocolo com álcool em gel nas mãos, colocaram nela um protetor facial porque, como é idosa, não consegue respirar dentro da máscara. Todos estavam de máscaras e não nos aproximados dela. A máscara virou lenço para enxugar todas as lágrimas”, relembra a neta e organizadora da festa, Lucelia Melo.

Carreata

Parte da família de Josefa mora na Baixada da Sobral, já outra parte mora em bairros mais distantes. Desses, a idosa ganhou o carinho com uma carreata.

Animada na cadeira de balanço, Josefa viu os netos, bisnetos e outros parentes passarem de carro e motos e acenarem para ela, mandarem beijos e palavras de carinhos e amor.

“Quem mora longe foi de carro e moto, os que moram perto foram a pé. Como é nordestina, sempre gostou de comemorar com tema de arraial. Até as músicas que escolhemos foram de São João. Todos participaram e deram sua cooperação”, explicou a neta.

A idosa também ganhou telemensagem em um carro de som. Mesmo com a saúde fragilidade, Josefa fez questão de mostrar que ainda sabe dançar um bom forró.

“Fizemos uma tenda para ela ficar por conta do sol, decoramos com bandeirinha e balões de São João. Não sei quantas pessoas participaram, mas só carros eram 20. Ela ainda dançou forró, foi muito lindo e emocionante”, conclui a neta.

Fonte: G1

Sair da versão mobile