Secretária de Saúde pede colaboração; “Existem pessoas que já realizaram o teste de Covid-19 pelo menos três vezes”

A pandemia do novo coronavírus pede a colaboração e consciência de todos. Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (19), a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Juliana Pereira, disse que já foi identificado situações em que a mesma pessoa realizou a testagem rápida três vezes.

“Para realizar o teste é necessário está pelo menos 8 dias de sintomas, se não, vai apenas gastar um teste que poderia ser utilizado em outra pessoa. Já constatamos que tem pessoas que vão em uma unidade sentinela, faz atendimento com médico, que acha necessário e solicita o exame. O paciente faz o teste rápido e dar negativo, dois dias depois o mesmo paciente vai em outra unidade e busca realiza um novo exame”, disse Juliana Pereira.

Por orientação do Ministério da Saúde, somente pessoas que apresentem sintomas graves da doença devem realizar o teste. De acordo com a gestora, pessoas inconscientes, mesmo com resultado negativo, insistem em realizar a testagem novamente.

“Os testes rápidos estavam sendo disponibilizado mas unidades sentinelas, porém, como estamos recebendo uma quantidade insuficiente, decidimos usar o nosso centro de diagnóstico, que foi adaptado para receber os pacientes com suspeita do Covid-19”, informou a Secretária.

Segundo um levantamento do Juruá em Tempo, dos 1.076 testes rápidos realizados, 86% deram negativos para o covid-19. O estoque de testes já foi reposto ao Município.

Hoje, o Hospital do Juruá atingiu a sua capacidade máxima de internação em leitos de UTI. O fato reforça a importância da população se prevenir e evitar ao máximo situações que as exponha ao contágio da doença.

Com 270 casos oficiais, Cruzeiro do Sul tem adotado medidas mais rígidas de distanciamento social. O prefeito Ilderlei Cordeiro encaminhou uma MP à Câmara, que prevê a punição (multa e prisão) de pessoas infectadas que descumpram as determinações médicas de isolamento domiciliar.