Em pouco mais de um mês, Ufac produz e doa 11 mil EPIs a profissionais de saúde no Acre

Em pouco mais de um mês, alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco já produziram mais de 11 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais das unidades de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. A produção começou no mês de março e conta também com a ajuda de homens do Exército Brasileiro e outros voluntários.

A produção é feita nas salas do bloco de medicina. São produzidos: aventais, máscaras e protetores faciais. Com doações recebidas, o grupo comprou óculos para compor o kit de EPIs entregue. O trabalho é desenvolvido de forma voluntária, mas a iniciativa precisa de doações de empresários, órgãos públicos e sociedade civil.

“Fazemos entregas em todas as unidades que solicitam, inclusive no interior. Quase todas as cidades foram contempladas. Os profissionais de saúde dependem desse material que estamos fazendo”, explicou o coordenador do Projeto EPIs Covid-19, Fernando Melo.

O coordenador complementou que há um grupo de 20 alunos do curso de medicina na produção. As equipes se dividem pelas mais de dez salas do bloco de medicina. Ele diz que o bloco se transformou em uma verdadeira fábrica.

“Trabalhamos como se fôssemos uma fábrica com departamento de compras, produção, tem o almoxarifado, a contagem dos aventais, embalagens, além de uma diretoria de pesquisa. Agora está bem organizado. Têm vários departamentos, cada sala virou um departamento, como se fosse uma empresa”, destacou.

A ação já recebeu uma doação de mais de R$ 63 mil para a produção dos EPIs. O recurso foi doado pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma). O professor ressaltou sobre a necessidade das doações e relembrou que a Ufac foi pioneira na fabricação dos EPIs voluntária.

“A própria sociedade já doou também. Há uma conta no banco para isso. Alguns empresários estão lá na Ufac trabalhando na produção, um dos empresário adaptou a fábrica dele para fazer os aventais lá. A Ufac difundiu isso e divulgou para as outras universidades. A meta inicial era fazer cinco mil, mas vimos que não era suficiente e agora queremos fazer 50 mil”, concluiu.

Os casos confirmados de Covid-19 no Acre chegaram à marca de 317 nesta terça-feira (28). Os números fazem parte do boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). O número de mortes também aumentou, chegando em 16.