Denúncias de violência contra mulheres aumentaram no Juruá durante o período de quarentena

O isolamento social e a quarentena obrigam as vítimas a conviverem com seus agressores. No Vale do Juruá, a Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher e Menor de Cruzeiro do Sul (Deam) registrou um aumento de 100% do número de denúncias por agressões contra as mulheres.

A delegacia tem registrado uma média de dois a três casos por dia; o que corresponde o aumento de 100% quando comparado com o período antes da quarentena. Na última quarta-feira (29) foram registradas duas ocorrências: uma por agressão física e outra por importunação sexual.

“Infelizmente essa é uma realidade que estamos vendo na região do Juruá. O número de casos de violência contra a mulher aumentou consideravelmente. De ontem para hoje tivemos três pessoas presas. No caso mais grave, um agente de saúde praticou o crime de importunação sexual, sendo caracterizado por tentar agarrar, acariciar a vítima”, afirmou o delegado Alexnaldo Batista.

A metade dos casos registrados são reincidentes, os demais são homens acusados de agredir as mulheres pela primeira vez.

“Também tem crescido bastante os casos em que é a primeira vez que o companheiro comete o crime de violência doméstica. Aconselho que as mulheres venham até a delegacia, registrem a ocorrência e peçam sua medida protetiva. O poder judiciário e a polícia civil estão trabalhando todos os dias, 24 horas, na linha de frente”, explica o delegado.