O Acre vem registrando um aumento dos casos de Covid-19 e a situação dentro do sistema prisional do estado é preocupante. Segundo o último boletim do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), o estado tem 48 presos com suspeita da doença até esta terça-feira (5).
Destes, 23 são detentos de Rio Branco e outros 25 da unidade prisional de Senador Guiomard, no interior do estado. Do total de casos, quatro testaram positivo para Covid-19, sendo que dois já tiveram alta e são considerados curados. Um dos confirmados é um preso monitorado que não está na penitenciária. Outros seis casos foram descartados.
Dos casos, 38 permanecem em análise. Os detentos com suspeita da doença e confirmados estão isolados no pavilhão Q, destinado justamente para casos de Covid-19.
Neste mesmo pavilhão também estão os presos que entram no sistema prisional e precisam ficar em quarentena pelo período de 14 dias. Todos são acompanhados pelas equipes de Saúde, tanto da Secretaria Estadual como do sistema penitenciário.
Em todo o estado do Acre, 347 presos fazem parte do grupo de risco, de acordo com dados do Iapen. Sendo que somente no maior presídio do estado, no Complexo Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, são 134.
Com relação aos servidores do sistema prisional, o número de casos é maior. Segundo o Iapen, 109 casos são considerados suspeitos. Destes, 37 foram confirmados com a doença, sendo 34 são policiais penais e três são servidores administrativos.
Outros 48 casos foram descartados e 24 permanecem em análise. Conforme o Iapen, 10 servidores já tiveram alta e são considerados curados.
Ao todo são 159 servidores seguem afastados do sistema prisional, sendo que 28 são servidores administrativos e 131 são policiais penais. Destes, 106 estão no grupo de risco da doença, 29 testaram positivo para Covid-19 e 24 estão em análise. Dos confirmados, oito já retornaram ao serviço após receber alta.
O Acre registrou mais 75 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Com isso, o número de infectados chegou a 733 e já são 13 cidades afetadas, conforme o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) dessa segunda (4). Além disso, 316 exames seguem em análise.
Deste total dos casos, 476 pacientes estão em isolamento domiciliar; 49 internados e 189 receberam alta. Dos que estão hospitalizados, 11 seguem na UTI e 29 em enfermarias.
O número de mortes pela doença também aumentou nas últimas 24 horas no estado, saindo de 25 para 28. Do total de óbitos, 22 são em Rio Branco, três em Plácido de Castro e um em Acrelândia.
Com informações do Portal G1.