Das 938 pessoas que já receberam o diagnóstico positivo do novo coronavírus em Cruzeiro do Sul, 51% são homens e 49% são mulheres, de acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em pesquisa realizadas por profissionais de saúde pelo mundo, revelam que em células coletadas da mucosa do nariz de homens e mulheres, os pesquisadores descobriram que o estrogênio reduz bastante a quantidade de vírus da gripe que se replica nas células infectadas. Isso sugere um possível efeito protetor do estrogênio no combate ao vírus.
Para Janine Austin Clayton, diretora associada de pesquisa em Saúde da Mulher no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, essa pesquisa mostrou “a importância de estudar as células de homens e mulheres e considerar o sexo como uma variável biológica ao coletar e analisar os dados das células”.
Por isso, as mulheres tendem a apresentar maior imunidade do que os homens após infecções virais, incluindo a gripe, o que poderia deixar a população feminina mais preparada para uma epidemia como esta.