Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), nas redes sociais, traz imagens feitas no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, bairro São José, zona leste da capital. A gravação, que tem um pouco mais de um minuto, mostra pacientes internados e, bem ao lado da enfermaria, em um corredor, a pessoa que gravou o vídeo relata a presença de pelo menos 14 corpos no local.
De acordo com a reportagem exibida nesta quinta-feira (16), no programa ‘Balanço Geral’, exibido na Record TV Manaus, o vídeo mostra pelo menos quatro desses corpos, cobertos em uma sala que fica ao lado da enfermaria com pessoas idosas e crianças, o que contraria a determinação do Ministério da Saúde, sobre o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, publicada no dia 25 de março, que diz que os corpos devem ser levados ao necrotério, e serem alocados em compartimento refrigerado e sinalizado como ‘Covid-19’.
A Secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, disse em entrevista na tarde desta quinta-feira, que quatro hospitais públicos têm pessoas internadas com resultado confirmados e suspeitos para o coronavírus, um deles é o Hospital João Lúcio.