Após os três novos casos confirmados de Covid-19, os cruzeirenses parecem ter se alertado para a necessidade das mudanças de hábitos obrigatórias. Quem estava acostumado a ver o centro da cidade, durante a noite, sempre movimentado se assusta ao se deparar com ruas extremamente vazias.
O prefeito Ilderlei Cordeiro endureceu as medidas com a publicação do novo Decreto Nº 158 aplicado nesta semana.
O decreto estabelece uma nova rotina para quem vai aos supermercados, mercados de bairros e praças de alimentação, restaurantes e lanchonetes, com horário de funcionamento que deverá ser das 07h às 18h.
O decreto também determina o fechamento do Mercado Municipal Joãozinho Melo por 14 dias e também proíbe que a população cruzeirense de frequentar balneários públicos e particulares, praças de alimentação, locais de prática de atividades físicas (futebol, vôlei e similares) tanto pública como particular. A medida inclui ainda o bloqueio com cavalete na Avenida Mâncio Lima e Aeroporto Velho, ambas utilizadas para caminhadas. As medidas restritivas podem ser prorrogadas por igual período.
Ilderlei afirmou que em caso de falecimento ocasionado pela Covid-19 ou suspeita, está proibido a realização de velório e o protocolo seguirá a regulamentação da Vigilância Epidemiológica, que já estar disponível para as funerárias.
Os postos de gasolina irão funcionar apenas para o serviço de abastecimento, com horário de funcionamento das 05h às 17h.
O número de pessoas infectadas com o coronavírus aumentou em Cruzeiro do Sul. Neste sábado, 18, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou três novos casos da Covid-19. O total de casos confirmados subiu para cinco.