A primeira etapa da campanha de vacinação contra a H1N1 encerrou na quarta-feira (15). Cruzeiro do Sul ultrapassou a meta de imunizar os dois primeiros grupos, que são os idosos e profissionais da saúde.
A segunda etapa da vacinação começou nesta quinta-feira (16), e alcança seis novos públicos, são eles: membros das forças de segurança, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, portuários e população indígena.
A secretária de Saúde, Juliana Pereira, fala da importância de tomar a vacinar e alerta: “a vacina não protege contra o coronavírus”.
“É importante nos vacinarmos e protegermos contra esse vírus para que não estejamos vulneráveis e com a imunidade baixa nesse período de pandemia de coronavírus. Por isso, o Ministério da Saúde dividiu a vacinação por grupos prioritários”, acrescenta.
A última etapa de vacinação começará no dia 09 de maio e será destinada a crianças, puérperas, gestantes e professores.
A secretária destaca, ainda, que a vacina contra sarampo continua sendo oferecida nas unidades de saúde para pessoas de 20 a 49 anos de idade. Até o momento, mais de 2.200 pessoas já foram vacinadas.
“Quem precisa tomar a vacina são aquelas pessoas que nunca tomaram essa vacina. Estamos com as campanhas de vacinação a todo vapor. É gratuito e protege”, afirmou.