O alto número de casos de Covid-19 na cidade de Acrelândia, no interior do Acre, tem chamado a atenção não só pelo avanço da doença em poucos dias, mas também porque os casos na cidade estão ligados a um evento político na cidade vizinha, Plácido de Castro.
A pequena cidade, de pouco mais de 15 mil habitantes, tem registrado 12 casos da doença – uma das taxas mais altas do país. No estado todo são 135 casos registrados em seis das 22 cidades.
O mapeamento dos casos pela Saúde municipal identificou que a contaminação ocorreu depois que moradores participaram de uma reunião política do Partido dos Trabalhadores, no dia 14 de março, na Câmara Municipal da cidade vizinha.
Até então, o estado ainda não tinha confirmado nenhum caso da doença – o que ocorreu três dias após o encontro. Já os primeiros casos de Acrelândia foram, de fato, confirmados no boletim estadual de 29 de março.
Os pacientes começaram a procurar as unidades de saúde com os sintomas depois que alguns políticos, que estavam na comitiva do PT, atestarem positivo para a doença.
O deputado estadual do PT, Daniel Zen; o ex-senador do PT, Jorge Viana e o presidente do partido, Cesário Braga, usaram as redes sociais, ainda em 23 de março, para pedir que aqueles que tivessem tido contato com eles fizessem também o exame.
Tácita Muniz – G1