Um grupo de pais de alunos da Escola Dom Henrique Ruth, localizada em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, reivindicam a volta do transporte escolar para atender os estudantes da zona urbana, como acontecia no passado. Após o carnaval, o serviço foi suspenso pela Secretaria de Educação.
Taiane Esthefane contou que a irmã, que estuda na escola Escola Dom Henrique Ruth precisa caminhar mais de 05 quilômetros para estudar. “Estamos aqui em busca do direito dos alunos, pois após o carnaval foi retirado o ônibus que levava os estudantes do Aeroporto Velho e do Bairro São José, que iam para Escola Dom Henrique Ruth, Flodoardo Cabral e Craveiro Costa”, relata.
Segundo Taiane, “os alunos não foram nem informados de forma legal, apenas com uma conversa do motorista”, destacou. Reclamação semelhante à de José da Silva, pai de um dos alunos da instituição de ensino estadual. “O ônibus agora não está mais levando os alunos. Queremos pedir que voltem com esse serviço”, explica.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernadino, os ônibus são voltados para estudantes da zona rural, e devido à alta demanda, não está sendo possível atender os estudantes da cidade. Ela explica que não há muitas escolas de nível médio na zona rural, o que exige a presença dos veículos.
“Sabemos dessa polêmica que é o transporte escolar. Sabemos que é extremamente necessário, mas não temos como atender. O transporte que temos é exclusivo para alunos da zona rural. No ano passado ainda conseguimos deixar duas paradas na zona urbana, que levava alunos de locais mais distantes para o centro, mais nesse ano a demanda dos alunos da zona rural aumentou bastante”, explica.
Por João Renato Jácome.