A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, iniciou nesta segunda-feira, dia 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A vacina está disponível nas unidades de atenção básicas (UBS). Além disso, o público também será atendido em postos nas ruas, em sistema drive-thru.
É importante destacar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, neste momento irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
Os dois pontos de vacinação no sistema drive-thru, são na Av. Coronel Mâncio Lima e em frente do Banco do brasil do centro da cidade. A campanha apesar de pouco tempo é considerada um sucesso pelos profissionais da saúde. “Temos que nos prevenir, se a coronavírus está vindo aí, a precaução é a melhor forma de evitar, fico feliz por essa oportunidade que a saúde nos concede para a prevenção da gripe. É fácil e rápido e você volta para casa imunizado”, disse Lima Soares, aposentado de 69 anos.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Começa com febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O agravamento com hospitalizações e óbitos ocorre, geralmente, nos grupos de alto risco, que são o público alvo da campanha. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza.
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde, a vacina trivalente a ser usada na campanha de 2020 protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior (H1N1, H3N2 Influenza tipo B). O esquema vacinal prevê que crianças até 5 anos que não tenham sido vacinadas em anos anteriores tomem duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. Para os integrantes dos demais grupos prioritários, será administrada uma única dose. Mesmo quem tomou a vacina no ano passado precisa ser vacinado novamente este ano.