Em cumprimento às diretrizes e ordens da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva iniciou no dia 23 de março do corrente ano, as operações voltadas para o controle do avanço do COVID-19, somando-se ao esforço nacional de prevenção e combate à pandemia.
Inicialmente, o C FRON JURUÁ/61º BIS empregou efetivos do Destacamento Especial de Fronteira (DEF) em Marechal Thaumaturgo e São Salvador em ações de controle da fronteira com o Peru, nos rios Juruá, Amônia e Moa, respeitando os marcos legais atualmente em vigor.
O Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo também apoia a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul em um posto de fiscalização clinico-epidemiológico na BR-364, para controle, conscientização e orientação aos passageiros que, por via terrestre, se dirijam aos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Guajará.
As ações de apoio, realizadas pela Organização Militar, ocorrem em um ambiente interagências, contando com a participação de órgãos e agências federais, estaduais e municipais, buscando o esforço coordenado para o atingimento do objetivo precípuo de mitigar os efeitos do COVID-19 na região do Vale do Juruá.
Por fim, ressaltamos que o C FRON JURUÁ/61º BIS e todos os seus integrantes solidarizam-se com o povo de Cruzeiro do Sul e de todos os municípios do Vale do Juruá e reafirma seu compromisso de somar esforços no enfrentamento à essa emergência que assola nossa nação.
- Assessoria.