Mais de 100 mil alunos da rede pública do Acre começam as aulas nesta segunda-feira (10). Segundo a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), em toda a rede são 160 mil alunos, incluindo os da área de difícil acesso, que deve começar a estudar em março.
José Rego, chefe do Departamento de Gestão da Secretaria Estadual de Educação (SEE), diz que todos os detalhes técnicos, como o fardamento, já estão prontos para o início do ano letivo de 2020.
“O fardamento, os kits de computadores, e toda a logística nós vamos dar para a escola, principalmente a questão da merenda, que hoje é um foco, e é determinação do governador para que nós possamos dar três merendas na escola: um lanche, um almoço e outro lanche”, disse.
Nas escolas de difícil acesso, as aulas começam na segunda quinzena de março por causa das chuvas. Mas, estas escolas não devem ter prejuízos, já que possuem uma grade diferenciada, segundo o gestor.
Uma das novidades deste ano são as escolas cívico-militares. No total, são quatro: duas no município de Senador Guiomard, uma em Cruzeiro do Sul e uma na capital, Rio Branco.
“É um modelo novo que está sendo implantado, está sendo montada uma estrutura e os profissionais estão passando por uma capacitação”, explicou Rego.
Neste ano, o governo, além de apresentar novos modelos do fardamento, também anunciou que eles serão distribuídos gratuitamente até o final do primeiro trimestre do ano. Mas, nesta semana, a secretaria identificou que em alguns estabelecimentos as fardas estão sendo vendidas.
A assessoria de comunicação da SEE informou ao G1 que as fardas estão sendo confeccionadas nas malharias do estado para fomentar a economia. O órgão alerta os pais que não comprem o material.
O órgão informa que as fardas vão ser entregues após o início do ano letivo, quando vão ser tiradas as medidas dos estudantes para que seja feita a entrega aos alunos de forma gratuita. No início do ano, vai ser entregue uma farda e no início do segundo semestre será entregue o outra.
Com informações do Portal G1.