No Acre, governo monta plano de prevenção contra o coronavírus

A Secretaria de Saúde anunciou, nesta segunda-feira (27), que um plano de prevenção e resposta rápida está sendo montado para atuar, caso ocorram suspeitas de coronavírus no estado do Acre.

“O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Acre (CIEVS) do nosso estado já está montando o plano de prevenção. Não temos nenhum caso no Brasil ainda, mas a gente já está montando”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Paula Mariano.

No Brasil, ainda não há nenhum caso confirmado da doença. Nesta terça-feira (28), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que a pasta investiga uma paciente que apresentou sintomas “compatíveis” com os da doença em Minas Gerais.

Trata-se de uma estudante de 22 anos que viajou para Wuhan, na China. Ela chegou em território brasileiro no dia 24 de janeiro. Segundo ministro, a estudante está num hospital de alta organização na área de infectologia. Todas as 14 pessoas que tiveram contato com a estudante também estão sendo “monitoradas”.

‘Perigo iminente’

O Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente” – até segunda-feira (27) o país estava em nível 1 de alerta. Na escala, que vai de 1 a 3, o nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

O ministro da Saúde afirmou que o governo federal “está preparado” para detectar o vírus. “Não é um sistema que está sendo preparado agora. Temos o plano de contingência e o que vamos fazer é atualizar.”

A pasta recebeu, desde o início do surto de coronavírus na China, “mais de 7 mil rumores” de infecção. Mas que apenas 127 exigiram verificação do órgão e apenas um se confirmou como suspeita.

Casos de coronavírus pelo mundo

O surto de coronavírus provocou 106 mortes na China, onde o número de infectados passa de 4,5 mil. De todas as mortes até o momento, 100 foram registradas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da contaminação. Ao menos 15 países em 4 continentes já confirmaram casos importados da doença.

A Alemanha confirmou na segunda-feira (27) o primeiro caso do novo coronavírus no distrito de Starnberg. As informações foram passadas pelo porta-voz do ministério da saúde da Baviera, em Munique, ao jornal local “Süddeutsche Zeitung”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar, na segunda (27), como “elevado” o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus. O novo status é uma correção na avaliação feita anteriormente pela própria OMS. A organização esclareceu que, por um “erro de formulação”, havia apontado o risco como “moderado”.

Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Transmissão do vírus

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse neste domingo (26) que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas.

Ma afirmou ainda que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.

Colaborou Tálita Sabrina, da Rede Amazônica Acre.

Fonte: G1 Acre