23.7 C
Juruá
domingo, dezembro 22, 2024

Na Capital, detentos de presídio onde houve fuga em massa encerram greve de fome

Por

- Publicidade -

Os mais de 400 presos do Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, encerraram a greve de fome, iniciada na manhã desta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

Os detentos rejeitaram o café e almoço. Já no início da noite desta segunda, aceitaram o jantar.

O movimento iniciou uma semana após a fuga em massa, onde 26 presos de uma mesma facção criminosa fugiram. O Iapen-AC informou que o motivo seria uma série de reclamações após a proibição de televisores, rádios e redução do tempo de visitas, determinado pelo órgão no ano passado.

O diretor-presidente do Iapen-AC, Lucas Gomes, falou que a greve de fome, geralmente, é promovida por organizações criminosas que estão nos presídios. Ele disse que os que estão à frente das facções acabam obrigando os demais a aderirem ao movimento.

“A gente sabe que nos últimos dias de visita, sábado e domingo, a gente teve entrada além do normal de comida. Temos informação, inclusive, que pediram para ser mais farofa, porque estariam promovendo essa pseudogreve de fome. Justamente para pressionar o poder público em torno de regalias dentro do sistema penitenciário, algo que a gente, claro, não tem a intenção de recuar”, disse.

A comida recusada pelos presos foi devolvida para a cozinha, segundo o Iapen-AC.

Fugas

Além dos 26 presos foragidos, que cumpriam pena no pavilhão L do FOC, outros quatro detentos do pavilhão P da unidade fugiram no último dia 13, em Rio Branco. Nenhum dos quatro foi recapturado até o momento.

Já da fuga em massa, nove já foram recapturados, e outros 17 seguem foragidos. O Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou procedimento administrativo para investigar se houve facilitação de algum servidor nas fugas.

Atualização de nomes

No sábado (25), o Iapen-AC divulgou uma nota atualizando a lista de foragidos.

No dia da fuga, uma lista foi divulgada por meio de aplicativo de rede social, onde constava o nome dos detentos foragidos bem como o primeiro preso encontrado, tendo em vista que este foi recapturado ainda durante o momento da fuga.

Ocorre que na lista constava o nome do reeducando Anderson de Souza Alves, que havia sido transferido do pavilhão L para o pavilhão A e que por isso não foi encontrado no momento da contagem. Verificada a situação, a lista foi atualizada pela equipe de segurança e o nome do reeducando Ezimar Menezes Teixeira foi inserido à lista no lugar de Anderson de Souza Alves.

Confira os nomes dos presos que seguem foragidos:

  1. Francisco Santos Braga
  2. Rogério Furtado dos Santos
  3. Ariclene Firmiano da Silva
  4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
  5. Aloísio Lucas Mesquita
  6. Mirleson Nascimento da Silva
  7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  8. Valber de Aguiar Morais
  9. Ezimar Menezes Teixeira
  10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  11. Jaciel Batista do Nascimento
  12. Wellington de Souza Lima
  13. Joel Menezes de Queiroz
  14. Ronicley Ribeiro da Silva
  15. José Valdenes Viana da Silva
  16. Gerilto Caetano da Silva
  17. Sebastião Weverton Lima de França.
- Publicidade -
Copiar