O cacique caiapó Raoni, a líder indígena Sônia Guajajara e a filha do líder ambientalista Chico Mendes, lançaram nesta quarta-feira (15) uma aliança para se contrapor ao que consideram retrocessos impostos pelas políticas ambientais e indígenas do governo Jair Bolsonaro.
Cerca de 320 membros de várias etnias se reuniram na terra indígena Capoto-Jarina, localizada no Mato Grosso, na região do Xingu, para o encontro promovido pelo Instituto Raoni. O objetivo é discutir maneiras de resistir a medidas tomadas por Bolsonaro para enfraquecer a proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas.
Ângela Mendes disse que a ideia é formar um pacto semelhante à Aliança dos Povos da Floresta, uma iniciativa lançada por seu pai, assassinado em 1988, nos anos 1980 para defender as comunidades indígenas e os seringueiros. Ela disse, no entanto, que o cenário atual é mais preocupante do que o de 30 anos atrás.
“Eles têm o poder e a autoridade do Estado a favor deles, mas nós temos uns aos outros e a força das águas, das florestas e dos nossos ancestrais”, disse ela, citada por veículos da imprensa nacional.
- Por Edmilson Ferreira.