Após atingir cota de transbordo, Rio Acre apresenta vazante em Rio Branco

Após atingir cota de transbordo, o Rio Acre, em Rio Branco, apresenta sinais de vazante. Na manhã deste sábado (11), o manancial chegou ao nível de 14,38 metros.

O rio chegou a cota de 14,47 metros na sexta-feira (10) atingiu, pelo menos, 40 famílias e desabrigou cinco na capital, segundo informou a Defesa Civil.

A tendência é de que o nível do rio continue baixando nas próximas horas, segundo informou o major Claudio Falcão.

“Nós estamos com 60 horas de vazante em Brasileia e temos mais ou menos 72 horas para chegar aqui, ou seja, essa água não vai ter um grande impacto, temos elevação no Riozinho do Rola e mantemos um pouco aqui, não vai ser uma vazante rápida”, disse.

Além disso, o major informou que não há previsão de chuva significativa que vá mudar esse cenário e o manancial deve continuar baixando.

“É um pouco de alívio, mas, de qualquer maneira, em todas as bacias, a gente está nessa situação de Rio Branco”, explica.

De acordo com o major, são mais de 3,2 mil famílias atingidas pelo efeito das enchentes dos rios no estado. A única bacia que não causou transtorno, segundo o major, foi a do Purus.

Na capital acreana, o rio Acre atingiu a cota histórica de 18,40 metros no dia 4 de março de 2015.

Rios no interior
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá chegou a cota de alerta, 11,8 metros, na manhã deste sábado.

O Rio Acre continua em vazante em Brasileia e chegou a cota de 3,35 metros; em Assis Brasil, 3,22 metros e em Capixaba 11,14 metros neste sábado. Em Xapuri não há atualização deste sábado.

  • Fonte: Portal G1.