Em apenas quatro dias, a petição criada pelo engenheiro florestal Lucas Matos já tem mais de 11 mil assinaturas. O abaixo-assinado é contra o projeto de lei que quer modificar a categoria da unidade de conservação do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Vale do Juruá.
“Estou feliz pelo engajamento das pessoas que lutam em prol da Serra do Divisor. Esse lugar não tem que ser transformado em área de proteção ambiental. Sim, deve se investir mais nessa região, que é o maior patrimônio ecológico do Acre. Falta políticas nessa área de turismo ecológico, de pesquisa científica. A região clama por isso há anos. A meta é chegar a 20 mil assinaturas, mas acredito que podemos alcançar muito mais”, disse o engenheiro.
A autora do projeto, a deputada federal Mara Rocha (PSDB) disse, em entrevista ao G1, que com a aprovação do projeto o local continuará sendo preservado. A diferença é que, segundo ela, a mudança beneficiará os acreanos.
Se for aprovado o projeto, o Parque Nacional da Serra do Divisor, criado há mais de 30 anos, passaria a ser classificado e denominado como Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Divisor. A medida tira a proteção integração da região.
“A classificação da unidade de conservação como parque nacional, do grupo de proteção integral, impede qualquer tipo de exploração econômica das riquezas ali presentes. Entendemos que isso vai de encontro aos interesses e necessidades do povo acreano. Reclassificar a unidade como área de proteção ambiental propiciará a junção de dois interesses importantes: a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico da região”, diz o texto do projeto.