Caxumba ou Papeira, é uma doença sazonal contagiosa, que afeta principalmente crianças e adolescentes durante sua vida escolar. Em Cruzeiro do Sul, foram registrados 230 casos no ano de 2019, apenas esse ano a notificação da doença passou a ser obrigada no município.
O Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Nicolau Abdalah falou sobre os casos registrados na cidade neste ano.
“Temos dados apenas de 2019, como falei foram notificados 230 casos, é uma doença tranquila, não ocasiona óbito, porém precisa ter alguns cuidados, pois é uma doença viral. Atinge principalmente crianças e jovens, a contaminação ocorre por meio de gotículas de saliva, então lugares com muitas pessoas, podem ocasionar uma transmissão em massa”, disse.
Nicolau acrescentou ainda que a doença pode gerar sequelas.
“Porém de mil casos, apenas 1%, do público masculino pode ser afetado, levando a queda da glândula que descer até a parte genital masculina e causar a improdutividade sexual. É importante ressaltar que quem pega a doença uma vez, nunca mais pegará, pois ela é auto-imune.
Como forma de prevenção, é necessário ir na UBS, Unidade Básica de Saúde e realizar a vacinação que é totalmente gratuita. E evitar locais fechados, com pessoas que estão com a doença.