Comer aveia no café da manhã diminui o risco de AVC, diz estudo

POR METRÓPOLES – Consumir aveia no café da manhã, no lugar daquele pãozinho francês ou do ovo mexido, traz muito mais benefícios para a saúde do que se pode imaginar. O cereal, se ingerido nas primeiras horas do dia, pode diminuir o risco de derrames, segundo um estudo feito na Dinamarca. A pesquisa conseguiu comprovar a ligação entre a escolha dos grãos, que já é conhecida por seus benefícios ao intestino, por exemplo, e a redução das chances de um acidente vascular cerebral.

Quem fez a substituição por aveia teve 4% menos chance de ter um derrame do que quem manteve uma dieta com ovos e pão. O iogurte não teve impacto na comparação. O estudo não tinha intenção de comprovar se a aveia diminuía os riscos de acidentes vasculares, mas os efeitos do alimento no colesterol ruim. E, de fato, a aveia ajudou a reduzir a gordura no sangue.

A aveia é um grão rico em fibras, cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E) e carboidratos. Além de diminuir o colesterol e o risco de derrame, ele também ajuda no emagrecimento e reduz as chances de doenças cardiovasculares.