Como preparar as crianças e jovens para contribuir com o país? A parceria do Sebrae no Acre e do vereador José Carlos, o Juruna, busca contribuir e formar pessoas atuantes no mercado. O Projeto de Lei (PL) que institui o Programa de Empreendedorismo nas escolas municipais e comunidades escolares de Rio Branco foi aprovado por unanimidade na quinta-feira, 30 de outubro, na Câmara Municipal dos Vereadores.
Idealizado pelo vereador, a parceria do Sebrae no Acre com as instituições educativas irão contribuir diretamente na educação dos alunos e nas comunidades. Ele conta que há muito tempo desejava valorizar o ensino e oferecer esse complemento.
A relação de Juruna com o Sebrae se estende há algum tempo. Na década de 80 com o crescimento das atividades do comércio popular foi necessário mais tarde à formalização do trabalhador. Depois, outra medida foi pensar em oportunidades de crescimento para a categoria, ideia que surgiu em 2011 e criou o micro crédito. A partir disso, os serviços e parcerias com o Sebrae se fortaleceram e a mais recente delas é a implementação da Escola Empreendedora. “A ideia é ensinar caminhos para que quando os jovens forem atuar no mercado de trabalho, eles já saibam as áreas e como irão atuar. Queremos semear essa prática na base, afinal é na educação que os projetos se estruturam”, comentou o vereador.
Outro objetivo é oferecer perspectivas para as áreas vulneráveis. O empreendedorismo pode ser aplicado no ensino fundamental, médio e até o superior. Atua na escola e na comunidade, gera oportunidade para que surjam novos negócios, educação, emprego e renda para a população. Joelma Mourão, analista técnica do Sebrae e responsável pelo programa, afirma que a aprovação do Projeto de Lei é mais um avanço para a atuação do Sebrae na educação. “Estamos muito felizes e gratos pela possibilidade de contribuir para essa lei e o que ela pode trazer de melhoria para a vida de muitas crianças e futuramente os adultos que tomarão decisões e de certa forma, conduzirão nossa cidade e país”.
Escola Empreendedora
Para o Sebrae além de investir no conteúdo conforme as leis e diretrizes básicas da educação é uma escola que busca desenvolver outras competências empreendedoras que servem além da formação escolar, dar embasamento para que as crianças e jovens tenhas outras possibilidades no futuro.
“Queremos mostrar que os sonhos são possíveis, mas para realizá-los elas precisam cumprir uma trajetória e a educação empreendedora dá essas ferramentas de como trilhar esse caminho, buscando dentro dela mesmo desenvolver essas habilidades. Entre elas estão o comprometimento, busca de resultados, parcerias entre outras” reiterou Joelma.
Semana Global do Empreendedorismo
A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento global presente em mais de 160 países. Reúne as pessoas para sobre empreendedorismo, desenvolvimento econômico e social. De 18 a 24 de novembro o mundo todos se conecta em eventos, workshops, atividades e debates para encontrar maneiras práticas e viáveis de transformar o Brasil por meio do empreendedorismo. Para saber mais acesse www.empreendedorismo.org.br/
- ASCOM.