Embrapa promove capacitação para agricultores sobre técnicas de plantio sem queimadas

Os agricultores do Vale do Juruá participaram de uma capacitação sobre técnicas de plantio sem queimada, em especial o da cadeia produtiva da mandioca, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A atividade foi promovida em Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 12.

Com o tema “manejo conservacionista do solo arenoso do Juruá”, o curso apresentou técnicas de recuperação, reconstrução e construção de fertilidade dos solos agrícolas. “O manejo conservacionista busca condições que o solo consiga produzir sempre e na mesma área, colaborando com a redução da pressão sobre a floresta e do desmatamento”, frisou o pesquisador da Embrapa no Acre, Enir de Souza Costa.

A instituição tem promovido as capacitações em todo o estado, além realizar estudos que favorecem a agricultura acreana.

Segundo agricultor Sebastião do Nascimento, a cultura preservacionista é muito produtiva. “Desde que parei de utilizar o fogo, para plantar, reduzi os custos de produção da matéria-prima e do trabalho de mão-de-obra. Há muitos anos, não utilizo mais o fogo para plantar. Sempre digo para as pessoas: fogo na área de produtor tem que ser zero, pois só dá prejuízo”, endossou.