Uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo e a Energisa pode solucionar o problema de falta de eletricidade na zona rural do município. Em visita a comunidade Vila Restauração, o presidente da empresa Ricardo Botello articula a implantação de um projeto.
A iniciativa vai viabilizar o acesso à comunidade de eletricidade 24 horas, por dia. Mais de 300 famílias moram na Vila Restauração, onde energia elétrica é ofertada apenas 3 horas por dia, por meio de um gerador instalado pela Prefeitura.
“Esse é grande avanço, pois vem de encontro as necessidades da nossa população. Daqui a quatro a cinco anos, não teremos mais que usar geradores para abastecer as comunidades rurais. Vamos instalar energia solar na Vila Restauração, uma energia limpa que vai melhorar a vida dos moradores”, frisou o prefeito Isaac Piyãko.
A experiência de energia solar da Vila Restauração vai ser o projeto piloto da Energisa, servindo de exemplo para todo o país e demais comunidades acreanas. A expectativa é que todo o sistema de placas solares sejam implantadas até fevereiro de 2021.
“Estamos fazendo o levantamento do projeto, que vai promover uma energia estável e por 24 horas. Estamos realizando os estudos e experimentos, buscando soluções inovadoras para resolver a situação da Vila Restauração”, endossou o presidente da Energisa.
Atualmente, várias comunidades de Marechal Thaumaturgo usam a energia oriunda de geradores, que ocasionam despesas para a gestão pública. A iniciativa da Energisa, vai promover o serviço o dia inteiro e vai reduzir os custos do poder público municipal.