30.3 C
Juruá
quarta-feira, janeiro 15, 2025

No AC, alunos da APAE podem ficar sem professores com encerramento de contrato

Por

- Publicidade -

Professores são do estado e atuam na instituição, mas com fim de acordo devem ser lotados em escolas.

Os pais, alunos e direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-AC) estão apreensivos com a possibilidade de as salas de aulas terem as portas fechadas a partir de 2020. O local deve ter o contrato com o governo – que mantém os professores através de parceria – encerrado no final deste ano.

Ao G1, o governo informou que busca um meio jurídico para manter o contrato com a instituição e que a intenção é de manter a parceria. A assessoria da Secretaria de Educação informou que o órgão vai se posicionar por meio de nota ainda nesta sábado (5).

A entidade filantrópica funciona através de parcerias, e o governo do estado mantém os professores, segundo informou a diretora da Apae, Rosa Maria.

“A parceria com a Secretaria Educação são os professores que eram lotados na Apae, só que desde o ano passado está acontecendo que eles não querem mais fazer o termo de cooperação”, disse.

O prazo final é até dezembro, segundo informou a diretora. Mas, o professor que desejar sair de imediato já pode deixar a Apae, que conta com 12 professores.

“O que vai acontecer é que vamos fechar as salas. Já saíram três professores e nós fechamos três salas. São muitas despesas e já têm os técnicos que são pagos pela instituição”, explica a diretora sobre a dificuldade em manter os professores.

Na Apae são atendidas pelo menos 300 pessoas, segundo a diretora. Ela disse ainda que no local são feitos diversos atendimentos. Nas 12 salas de aulas, são pelo menos 15 alunos atendidos e sem a parceria vai ficar difícil atender toda a demanda.

Professores não são retirados, diz Educação

Por meio de nota, a SEE alegou que não está retirando professores cedidos à Apae. Só que, esses professores foram cedidos de forma informal e sem uma documentação que oficializasse a parceria entre os envolvidos.

A secretaria garantiu que busca a formalização da cessão dentro dos princípios legais. Mesmo com a situação a SEE disse que manteve a parceria pensando no trabalho desenvolvido pela instituição

“Reiteramos o reconhecimento ao trabalho valioso desenvolvido pela Apae, bem como afirmamos o respeito às famílias associadas atendidas pela instituição. Por isso, o governo do Estado ainda trabalha para encontrar as possibilidades para a continuidade da parceria”, conclui a nota.

Fonte: G1

- Publicidade -
Copiar