O forte temporal que atingiu a cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na noite desta sexta-feira (20) deixou estragos também no depósito de merenda dos alunos do estado. Mais de 100 imóveis, entre casas, repartições públicas, quadras de esportes, escolas e barcos foram atingidos.
Segundo a coordenadoria do Núcleo de Educação da cidade, a chuva não estragou uma grande quantidade de alimentos, apenas alguns quilos de açúcar, flocos de milho e óleo. O alimento foi remanejado para outro depósito.
“Praticamente não tivemos perdas mediante a situação, que destelhou todo depósito. Perdemos pacotes pequenos, nada em grande quantidade. Já está tudo armazenado em outro local, alugado pela secretaria”, explicou a coordenadora-geral do Núcleo, Ruth Bernardino.
Ainda segundo Ruth, o prédio do depósito ficou totalmente destelhado. O proprietário, segundo ela, vai aproveitar para fazer uma reforma no espaço. A coordenadora acrescentou ainda que a situação não vai prejudicar as aulas das escolas do estado.
“Levamos tudo para outro lugar que atende todas as exigências do MEC. Vai ter licitação para outro local porque o contrato está vencendo com a gente. Não vai prejudicar as aulas”, frisou.
Família atingidas
O comandante da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, tenente José Lima, afirmou que foram distribuídas telhas de alumínio e lonas para as famílias atingidas pelo temporal. De acordo com ele, foi feito o cadastro de 101 famílias, que estão instaladas em casa de parentes, vizinhos e amigos.
“Alguns conseguiram fazer a recobertura das casas. O município repassou uma quantidade de telhas de brasilite e de alumínio. Na segunda-feira [23] continua, sendo que hoje no domingo [22] não é possível porque o comércio está fechado”, afirmou.
Assistência
O prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro, falou que todas as equipes estão disponibilizadas para atender as famílias e pessoas atingidas. Ele revelou que o governo do estado se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.
“Estamos fazendo toda assistência possível. Estamos cuidando das estruturas, fomos para alguns bairros para ver como estava a situação. O que já foi apurado é que tem mais de 100 casas atingidas, e estruturas do município temos duas escolas, teve o depósito da merenda do estado. Estamos na rua fazendo os levantamentos, levando psicólogos e assistentes sociais”, concluiu.
Por G1 Acre.