Fundação Alfredo da Matta realiza mutirão de cirurgias de hanseníase em Guajará

Os moradores do município de Guajará (AM) que sofreram ou sofrem algum tipo de sequela física por conta da hanseníase poderão passar cirurgias reparadoras até a próxima quinta-feira, 8. A Fundação Alfredo da Matta, do governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura Municipal de Guajará, iniciou nesta segunda, 5, um mutirão de cirurgias no município vizinho a Cruzeiro do Sul (AC).

De acordo com José Nascimento, coordenador do programa de Hanseníase da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), as cirurgias são preventivas e têm como objetivo fazer a descompressão do nervo e, dessa forma, o paciente não corre riscos de perder partes do corpo por conta da doença.

A equipe também conta com um cirurgião ortopédico para fazer as correções e reparos nos portadores de hanseníase que sofreram algum tipo de mutilação. Até o fim da manhã desta segunda, ao menos 10 cirurgias já foram realizadas, com outras 10 marcadas para esta terça.

A ida da Fundação Alfredo da Matta tem o apoio da Prefeitura de Guajará e da Secretaria Municipal de Saúde. “Essa é uma grande oportunidade que encontramos de trazer algum tipo de ajuda àqueles que sofrem com uma doença que tantas marcas deixa em suas vidas, e muitas das vezes não tem recursos para fazer essas cirurgias. Esse trabalho certamente diminuirá a dor dos pacientes”, diz o prefeito Ordean Silva.

De acordo com o secretário de Saúde, Braz Melo, a pasta buscará mais parcerias com a Fundação Alfredo da Matta – e outras instituições do governo do Amazonas – para garantir o acesso da população de Guajará a tratamentos que lhes assegure uma melhor qualidade de vida.