Após a divulgação de um vídeo na qual orienta pessoas que tenham sido multadas pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) a não pagar as multas, o governador Gladson Cameli lançou no último sábado, 3, durante a Expoacre, o programa de regularização das sanções impostas pelo órgão estadual.
Ao invés do pagamento monetário das multas, os infratores poderão fazer a substituição solucionando o problema pelo qual foram penalizados. Ainda não se tem muitos detalhes sobre o projeto, já que a reportagem oficial produzida pelo governo não traz detalhes.
Ao todo o programa pretende beneficiar seis mil pessoas que receberam multas do Imac entre 2012 e 2018. Neste primeiro momento, 600 infratores ambientais serão beneficiados, deixando de pagar as multas, apenas solucionando suas infrações.
Com isso, eles ficarão com os nomes limpos e terão acesso, por exemplo, a crédito bancário para ampliar as produções dentro de suas propriedades que foram autuadas.
“Quero criar oportunidades, regularizar a situação das famílias, incentivar para que possam trabalhar na legalidade e cumprir com as leis ambientais. Foi uma promessa que fiz ainda em campanha e pedi para que esperassem pra pagar suas multas, pois eu ia lançar o Plano de Regularização e beneficiar nossos produtores rurais”, disse Gladson Cameli.