25.5 C
Juruá
segunda-feira, novembro 25, 2024

Secretária de Saúde escreve carta a servidores e diz que foi mal interpretada

Por

- Publicidade -

Mônica Kanaan disse que jamais falou em “corpo mole” e usou filósofos e linguagem de futebol para anunciar que “a boa Saúde no Acre vai acontecer”

A secretária de Estado de Saúde Mônica Kanaan disse a servidores do órgão que teve suas declarações, durante depoimento na Assembleia Legislativa, na terça-feira (9), em Rio Branco, interpretadas de forma errada. Ela fez a declaração numa carta aberta aos servidores da Secretaria de Saúde na qual negou ter dito que há “corpo mole” de funcionários na ordem de 80% do pessoal.

– Quando foi me perguntado sobre os recursos humanos, respondi que há muita gente disposta a trabalhar para fazer uma boa saúde no Acre. E citei a frase de Marc Benioff, que diz: “Concentre-se nos 20% que fazem 80% da diferença”. É a Lei de Pareto (regra 80/20), que tem muitas aplicações, inclusive no que diz respeito à gestão da qualidade total. Isso não tem nada a ver com o que foi interpretado. Em nenhum momento foi falado em “corpo mole” – escreveu a secretária.

Marc Russell Benioff, citado pela secretária, é um empreendedor norte-americano com patrimônio líquido estimado US $ 6,4 bilhões em dezembro de 2018, segundo o site Wikipédia. É fundador e presidente da empresa co-CEO da Salesforce, especializada em computação em nuvem.

Mônica Kanaan disse que, durante a reunião na Assembleia, foram expostos os dados e informações obtidas neste primeiro mês de gestão, com proposta de estratégias e metas. “Perguntas foram respondidas e sugestões foram ouvidas. Alguns pontos foram discutidos. Tudo numa abordagem bem técnica, como, acredito, deve ser feita. A saúde pública tem que ser encarada como um investimento e não como gasto. Quando foi me perguntado sobre os recursos humanos, respondi que há muita gente disposta a trabalhar para fazer uma boa saúde no Acre”, disse.

De acordo com a secretária, “quando existe um existe um bom processo de trabalho, realizado por pessoas competentes e comprometidas, o resultado é positivo. E forças contrárias se tornam inconsistentes, cessam ou deixam de existirIsso está acontecendo nessa gestão. Trabalho sério, diuturno, honesto, transparente, com estratégias e metas, está sendo realizado”, afirmou a secretária. E acrescentou: “O meu discurso é exatamente o mesmo, desde o meu primeiro dia nessa gestão: fazer boa saúde trabalhando com pessoas para pessoas”.

Mônica Kanaan disse ainda que defende o respeito ao próximo e que é extremamente “kantiana”, em referência ao pensador Immanuel Kant, considerado como o principal filósofo da era moderna, que operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental, e a tradição empírica inglesa. Ela diz seguir a filosofia de Kant “mas sem deixar de lado a autoconfiança e a congruência, qualidades herdadas dos meus pais, legítimas pessoas que chegaram ao sucesso através de muito trabalho e dedicação. Legado que faço questão de deixar para os meus filhos, através do exemplo de minhas práticas de gestão”.

Mônica Kanaan repetiu na carta aos servidores o que havia dito na Assembleia Legislativa: a boa saúde vai ser feita, sim, para cada cidadão acreano. Segundo ela, o bom gestor não se curva às críticas vagas e informações sem compromisso com a verdade e usou uma linguagem de futebol para dizer que está formando a equipe com a qual pretende trabalhar. “O time está sendo formado, forte, verdadeiro, comprometido com a transparência e com a vontade em fazer a saúde acontecer”, disse. “Conto com cada servidor e vocês sabem disso”, acrescentou.

LEIA A CARTA NA INTEGRA:

Carta aberta ao servidor

Por Mônica Kanaan

Na manhã desta terça-feira (9), compareci à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Além de parlamentares, compareceram representantes do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre, além de jornalistas.

Durante a reunião, foram expostos os dados e informações obtidas neste primeiro mês de gestão, com proposta de estratégias e metas.

Perguntas foram respondidas e sugestões foram ouvidas. Alguns pontos foram repetidamente discutidos. Tudo numa abordagem bem técnica, como, acredito, deve ser feita.

A saúde pública tem que ser encarada como um investimento e não como gasto.

Quando foi me perguntado sobre os recursos humanos, respondi que há muita gente disposta a trabalhar para fazer uma boa saúde no Acre.

E citei a frase de Marc Benioff, que diz: “Concentre-se nos 20% que fazem 80% da diferença”.

É a Lei de Pareto (regra 80/20), que tem muitas aplicações, inclusive no que diz respeito à gestão da qualidade total.

Isso não tem nada a ver com o que foi interpretado. Em nenhum momento foi falado em “corpo mole”.

Quando existe um bom processo de trabalho, realizado por pessoas competentes e comprometidas, o resultado é positivo. E forças contrárias se tornam inconsistentes, cessam ou deixam de existir.

Isso está acontecendo nessa gestão. Trabalho sério, diuturno, honesto, transparente, com estratégias e metas, está sendo realizado.

O meu discurso é exatamente o mesmo, desde o meu primeiro dia nessa gestão: fazer boa saúde trabalhando com pessoas para pessoas.

Defendo o respeito ao próximo, sou extremamente “kantiana”, mas sem deixar de lado a autoconfiança e a congruência, qualidades herdadas dos meus pais, legítimas pessoas que chegaram ao sucesso através de muito trabalho e dedicação. Legado que faço questão de deixar para os meus filhos, através do exemplo de minhas práticas de gestão.

A boa saúde vai ser feita, sim, para cada cidadão acreano.

O bom gestor não se curva às críticas vagas e informações sem compromisso com a verdade.

O time está sendo formado, forte, verdadeiro, comprometido com a transparência e com a vontade em fazer a saúde acontecer.

Conto com cada servidor e vocês sabem disso.

Mônica Kanaan é secretária de Estado de Saúde do Acre

 

Fotos: Júnior Aguiar/Sesacre

- Publicidade -
Copiar