Equipes de saúde de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, intensificaram as ações de controle da Hepatite B na campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de combater a doença em todas cidades do país.
Além de disponibilizar a vacina, o município pretende fazer mais de 3 mil testes rápidos tanto para hepatites B e C, quanto para HIV e sífilis.
Para atingir a meta, em cada unidade básica de saúde, foram formadas equipes destinadas para atender o público que pretende passar pelos testes. Além disso, existem equipes volantes que fazem a busca ativa levando os exames para as instituições públicos e empresas privadas onde atende os funcionários.
A campanha Julho Amarelo acaba no dia 30 deste mês. Em Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde prepara um dia de atendimento na Vila Santa Luzia, onde vão oferecer os testes rápidos para vários tipos de doença.
De acordo com a coordenação de controle de DST, Aids e Hepatites Virais, a meta durante a campanha é realizar uma média de 800 exames para cada doença.
“Muitas pessoas acham que esses testes rápidos não têm importância, mas, pelo contrário, porque servem como prevenção para nossa saúde. Quanto mais rápido você faz um teste rápido e tem um diagnóstico positivo, mais rápido você inicia o tratamento e tem um suporte melhor”, orienta Iago Castro, gerente da coordenação.