Um motorista que aguardava para fazer a travessia no Rio Juruá em uma balsa no porto de Rodrigues Alves, interior do Acre, não conseguiu controlar o veículo que acabou caindo dentro do rio. O condutor aguardava a vez para entrar na embarcação que teve que sair às pressas para atender uma situação de emergência.
O incidente ocorreu no início da tarde deste sábado (27). O veículo estava na fila para entrar na balsa, quando chegou uma ambulância no outro lado do rio e a embarcação deu prioridade para ir transportar a viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estava levando um paciente para Cruzeiro do Sul.
No momento que a balsa deixou o porto, o motorista tentou subir na ladeira, mas o carro teria pedido o freio e desceu. De acordo com testemunhas, o dono disse que tinha tirado a caminhonete da oficina depois de fazer consertos no sistema de frenagem do veículo.
“A ambulância chegou do outro lado com um doente e a balsa saiu rápido para atender a emergência, aí o cara perdeu o freio e caiu na água. A metade do carro ficou dentro do rio”, disse José Soares, que trabalha no porto há seis anos e ajudou a retirar o carro da água.
Segundo testemunhas, o veículo não chegou a entrar todo no rio e o motorista conseguiu sair do interior do carro sem nenhum problema. A caminhonete foi retirada com apoio das pessoas que estavam no local e sendo puxado por outro veículo.
“Não chegou a molhar o motor e ele depois que saiu ainda funcionou e foi levado para Cruzeiro do Sul rodando normalmente. O dono disse que ia levar de volta na oficina onde ele consertou o freio para saber o que tinha ocorrido”, disse Soares.
O carro foi retirado da água em poucos minutos e o motorista nem acionou a polícia, nem o Corpo de Bombeiros.