Fenômeno poderá ser visto no Acre a partir das 14 horas, mas autoridades médicas recomendam uso de proteção aos olhos por riscos de danos à visão
O Sol sendo ocultado pela Lua em plena luz do dia com luminosidade de apenas 34% será um fenômeno que poderá ser visto pelos acreanos, tanto em Cruzeiro do Sul como em Rio Branco, nesta terça-feira (2), a partir das 14 horas. É o que informa o Observatório Nacional de São José dos Campos, em São Paulo.
De acordo com as informações, em algumas partes do mundo o Sol será totalmente ocultado pela Lua, o chamado eclipse total, principalmente numa estreita faixa que cruza o centro do Chile e da Argentina, terminando ao sul da cidade de Buenos Aires, no pôr do Sol.
No Brasil, o eclipse será apenas parcial – ou seja, apenas uma parte do Sol será ocultada pela Lua. Entre todas as capitais do Norte e Nordeste do Brasil, Rio Branco será a mais privilegiada em relação ao fenômeno, que, no auge do eclipse, verá cerca de 34% do Sol ocultado pela Lua.
Na Capital do Acre, o eclipse começará exatamente às 14h48min, quando a Lua começará a passar na frente do Sol, pelo seu lado esquerdo inferior. Às 15h49min, ocorrerá o máximo do ocultamento, com cerca de 34% – ou seja, o lado esquerdo do Sol será totalmente ocultado. O fim do eclipse ocorrerá às 16h43min, quando a Lua terminará sua passagem pelo lado esquerdo superior do Sol.
Em Porto Velho, o eclipse começará 3 minutos depois de haver começado em Rio Branco – ou seja, às 15h51min, pelo horário da capital de Rondônia. Nessa capital, o ocultamento do Sol será de, aproximadamente, 32%, pouco inferior ao da capital acreana.
Autoridades médicas recomendam que o fenômeno não poderá ser contemplado sem proteção aos olhos, o que exige uso de óculos escuros ou outro tipo de película. De acordo com as recomendações, olhar o fenômeno diretamente pode causar danos irreversíveis à visão.
O último eclipse registrado no Brasil produziu este tipo de imagem